O que é nutrição e o que faz o nutricionista?
A nutrição é a ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença.
O trabalho do nutricionista reside, majoritariamente, na orientação de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável.
O que acontece durante a consulta nutricional?
A consulta com o nutricionista é individual e o atendimento deve ser personalizado. É feita uma entrevista completa a fim de investigar os hábitos alimentares do paciente, avaliação antropométrica, que serve para mensurar as medidas primárias de forma isolada (como peso, circunferência etc.) e as secundárias combinadamente (peso ideal, índice de massa corporal, entre outras).
Exames laboratoriais
Dentro do atendimento podem ser solicitados exames laboratoriais para melhor investigação de patologias associadas e prescrição do plano dietéticos
Entrega do plano alimentar
O plano alimentar personalizado é entregue baseado nas informações colhidas na primeira consulta. Com ele, o nutricionista pode ter uma noção de quanto tempo o paciente demorará para atingir os objetivos nutricionais e melhorar os hábitos alimentares. Normalmente ele é entregue já no mesmo dia. Apenas em casos especiais e quando são necessários alguns exames que o especialista pode demorar um pouco mais para disponibilizá-lo.
Acompanhamento nutricional
Em cerca de 45 dias, é preciso que o paciente retorne ao consultório para que uma nova avaliação seja feita. Em determinados casos, é possível que hajam alterações no plano alimentar, dependendo da resposta do indivíduo à nova dieta. Eventuais dificuldades e o resultado deverão ser avaliados.
Áreas de atendimento
Nutrição clínica
A nutrição clínica é responsável pelo gerenciamento do balanço energético dos pacientes, assegurando que quantidades suficientes de líquidos e nutrientes como vitaminas, lipídios, minerais, glicose e proteínas nas diversas patologias associadas como problemas renais, cardíacos, hepáticos, pulmonares, alergias, diabetes e hipertensão. Um cardápio de boa qualidade garante que a maioria das pessoas tenham as suas necessidades nutricionais atendidas.
Nutrição materno infantil
Tem em vista o cuidado da gestante, do bebê e da criança, pois um hábito alimentar adequado, nutritivo e saudável desde a gravidez aumenta as chances de a criança também optar por hábitos mais saudáveis, com consequente prevenção de doenças crônicas em sua vida adulta.
Nutrição e emagrecimento
Compreende a correta aplicação de técnicas de reeducação alimentar, dietas e regimes, visando não só emagrecimentos, mas principalmente a nutrição adequada e melhor qualidade de vida na prevenção de doenças crônicas.
Nutrição e longevidade
Além de viver mais, é fundamental viver bem. Através da alimentação, desde que nutricionalmente adequada, pode-se exercer um papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora da performance mental e física, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na resistência do sistema imunológico.
Nutrição e atividade física
Para ter uma vida saudável e equilibrada, é fundamental aliar a prática de atividade física com uma alimentação correta, que forneça todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo, ganho de massa muscular e perda adequada de gordura.
Nutrição e reeducação alimentar
Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ela visa solucionar doenças, emagrecer ou manter a saúde. Fazer uma reeducação alimentar serve para compreender melhor o efeito da alimentação em nossa vida diária.